CURA DAS ANSIEDADES E PREOCUPAÇÕES

I) PANORAMA GERAL

Atualmente a maioria das pessoas vive uma vida competitiva e atribulada em busca da satisfação das necessidades materiais, sendo vítimas de metas audaciosas que provocam sobrecarga emocional e física.

Isto ocorre porque o egoísmo do ser humano promove uma inversão de valores, onde o ter passou a ser mais importante que o ser.

Quando os alvos propostos não são atingidos, surge o sentimento de derrota e frustração, que gera nervosismo ansiedade e consequentemente as preocupações.

Basicamente a diferença entre a ansiedade e o medo é que este último caracteriza uma situação real e palpável, enquanto a ansiedade é criada por uma predisposição mental negativa, afetada pelos desencantos do “ontem” que impedem a boa semeadura do ”hoje” dificultando a colheita do “amanhã.

Ela deixa a pessoa agoniada e aflita, num estado afetivo de profunda tristeza, produzindo um enorme mal estar físico e psíquico.

Dando dimensão às preocupações, que esgotam nossas energias, deturpam nossos pensamentos e enfraquece nossas ambições, como o próprio nome diz:

pré – ocupações: ou seja, ocupar a mente de forma estressante, com sentimentos carregados de emoções negativas na maioria das vezes imaginárias, causando incertezas, sensação de destruição e perigo como se algo de ruim estivesse acontecendo ou por acontecer e tirando o foco da realidade.

Foi comprovado que quem não sabe combater às preocupações morre jovem, precisamos aprender que para quem sabe viver, a cada dia é uma vida nova.

De que nos adiantará inúmeras conquistas se perdermos a nossa saúde. Não devemos esquecer que somos nós os arquitetos de uma vida saudável e feliz através das nossas atitudes, e que a felicidade não se encontra nas coisas exteriores, mas sim no interior de cada um.

 

II) CONSEQUENCIAS PARA NOSSA SAÚDE FÍSICA E MENTAL

Estamos abordando os malefícios considerando-se um grau crônico de ansiedade, que pode provocar: esgotamento físico e mental, irritabilidade, dores de cabeça, tensões musculares, suor excessivo, cansaço fácil, tonturas, tremores, inquietação, sono agitado, ulceras nervosas, diabetes, problemas intestinais, artrites e reumatismo, opressão no peito, coração acelerado, pressão alta, lapsos de memória, nervosismo, sensação de falta de ar e um acentuado sofrimento mental.

Segundo estatísticas médicas 50% dos leitos hospitalares são reservados aos pacientes atacados de distúrbios nervosos e mentais, que caíram sob o fardo da ansiedade e das preocupações.

 

III) CAMINHO PARA A VITÓRIA

Pudemos ao longo dessa matéria perceber que a origem da ansiedade e das preocupações, na maioria das vezes é imaginária atacam a mente e refletem no corpo físico, destruindo os sonhos da pessoa.

Naturalmente que o auxílio médico através de medicação ansiolítica e também o psicológico contribui para suavizar uma crise aguda, mas na essência a solução passa por uma mudança radical, na forma de encararmos a vida e os problemas diários.

 Não conseguiria concluir essa matéria sem mencionar trechos da Bíblia Sagrada, que através da sabedoria divina nos traz a receita para uma vida feliz.

Não andeis ansiosos por coisa alguma”...Fp. 4,6

Qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida?

Se portanto nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, porque andais ansiosos pelas outras?

Observai os lírios do campo, eles não fiam nem tecem. Eu contudo vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançado ao forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé!. Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações.” Lc 12, 25-29

A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.” Pv.12,25

Lançando sobre ele (Deus) toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” 1P. 5,7.


As passagens bíblicas acima, nos revelam que historicamente a ansiedade e a preocupação, sempre foi combatida, e objeto de alerta do livro de sabedoria no sentido de aprendermos a viver o hoje, deixando para trás o passado sem nos preocuparmos com o futuro.

 

IV) DICAS PARA UM VIVER LEVE E SAUDAVEL ISENTO DE PREOCUPAÇÕES

1) Passe uma borracha em toda a ingratidão, perdoe a todos que o prejudicaram passe por cima do passado, faça uma lavagem cerebral completa e inicie uma nova vida sem resquícios.

2) Cultive a fé em Deus leia a Bíblia ela independe de religião, trás paz, equilíbrio, alegria.....

2) Seja otimista procure enxergar somente o lado bom das pessoas e da vida.

3) Sorria, e cuidado com as palavras elas tem força tanto para construir como para destruir.

4) Resolva uma coisa de cada vez dando notas e priorizando as de nota mais alta, viva o dia a dia sem se apoquentar com o futuro e o passado.

5) Durma cedo e acorde cedo, estará mais tranquilo no dia seguinte para resolver seus problemas.

6) Faça exercícios físicos no mínimo de 30 minutos diários.

7) Cultive amizades, promova passeios em contato com a natureza.

8) Aprecie a boa música ela enriquece e tranqüiliza o espírito.

9) Preencha sua vida elimine toda a ociosidade, a Bíblia diz que: cabeça vazia é oficina do diabo, procure ser útil e lembre-se que é dando que se recebe.

10) Repita diariamente o salmo 23 ele com certeza lhe ajudará a varrer definitivamente da sua vida as preocupações.

V) CONCLUSÃO

Prezado amigo, e amiga leitora, faço votos que essa matéria tenha sido útil e contribuído para uma reflexão mais profunda, sobre os efeitos desastrosos da ansiedade e das preocupações em nossa vida, várias matérias deste site poderão acrescentar mais luz ao assunto leia sobre: a água, o sol, o sono, a caminhada, a importância do ar puro, sobre o poder da palavra e o valor de um sorriso.


AS DICAS,TRATAMENTOS E ORIENTAÇÕES CONSTANTES DESTE SITE, EM HIPÓTESE ALGUMA SUBSTITUEM NEM DISPENSAM AS CONSULTAS PERIÓDICAS AO MÉDICO.