Cebola



 

REVELAÇÕES

A cebola pertence à família das “liliáceas” e subfamília das “alioídeas”, seu nome científico é “allium cepa”, procedente da Ásia Ocidental é também muito comum na Europa e na América, seu período de safra é de setembro a março.

Oferece sabor especial a quase todos os tipos de pratos é considerada a base de todos os temperos há três tipos principais de cebola: a cebola amarela, a branca e a vermelha, quando for comprar observe sua uniformidade e o brilho da casca.

A exemplo do alho, a cebola contém óleo essencial de enxofre que participa em diversas combinaçõe orgânicas, em especial nas sulfamidas que com a penicilina constituem um meio mais eficaz de combater as enfermidades infecciosas.

Participa ainda em outros compostos como fósforo, flúor, potássio, ácido salicilico, secretina,glicoquina e vitaminas B e C apresenta na sua composição a presença de um óleo essencial, com sulfeto de alilo, que provocam o sabor e o cheiro característicos da cebola.

Segundo a “Enciclopédia Saúde, as cebolas contém 87,6% de água, 0,3% de gorduras, 1,6% de proteínas, 9,9% de hidratos de carbono, 0,8% de celulose, 0,6% de cinzas.

Apresenta cerca de 45 calorias a cada 100 gramas é escassa em hidratos de carbono e auxilia na dieta alimentar de obesos e diabéticos.

 

PROPRIEDADES TERAPEÚTICAS

A cebola possui alto poder desinfetante antiinflamatório e bactericida.

Pode ser utilizada como antídoto em picadas de aranhas e cobras.

Elimina parasitas causadores de putrefações e focos purulentos, expulsa os agentes nocivos da região afetada.

Pode ser utilizada também em furúnculos juntamente com o mel.

Nas infecções de garganta, coriza, para eliminar catarros, rouquidão, afonia e reumatismo.

Em enfermidades infecciosas e inflamatórias como: varíola, tifo, sarampo, escarlatina, febres, gripes, pneumonias, pleurisias, amidalites, rouquidão, eczemas, contra caspa e queda do cabelo.

Exerce ação benéfica no organismo como um todo: esôfago, garganta, estômago, intestinos, fígado, rins, sangue, pele, cérebro.

Macerada adicionada de mel cura asma e bronquite.

Age também no combate a angina, arteriosclerose, alergias, câncer, colesterol, diabetes.

Doenças cardiovasculares, da pele, hipertrofia, infarto, intestino, próstata, rins, trombose, vesícula,pâncreas e tumores em geral.




AS DICAS,TRATAMENTOS E ORIENTAÇÕES CONSTANTES DESTE SITE, EM HIPÓTESE ALGUMA SUBSTITUEM NEM DISPENSAM AS CONSULTAS PERIÓDICAS AO MÉDICO.