CHIA O SUPER ALIMENTO

I ) REVELAÇÕES


A palavra Chia em Maia significa força e não é por acaso que essa semente é considerada por
especialistas um super alimento.

Pequenina é encontrada nas cores preta, branca ou acinzentada possui origem centenária cultivada e apreciada desde a antiguidade, tratada como um marco na cultura Inca, Maia e Asteca.

Foi por muito tempo utilizada como ração de sobrevivência dos guerreiros Astecas por ser fonte de força e resistência.

Atualmente, além do México, ela é cultivada também na Argentina, Bolívia, Peru, Colombia e Guatemala.

II ) CARACTERÍSTICAS

Estamos falando de um alimento vegetal com alto poder nutricional e energético de sabor suave, excelente fontede fibras.

Rica em ácidos graxos e aminoácidos, seu óleo contém 40% de Ômega 6 e 60% de Ômega 3 considerada como a mais rica fonte alimentar de Ômega 3 bem superior a linhaça.

Possui seis vezes mais cálcio que o leite integral, três vezes mais ferro que o espinafre, mais magnésio que o brócolis, duas vezes mais potássio que a banana, oito vezes mais Ômega 3 queo salmão e ainda a virtude de não conter glúten.

Encontrada de três formas: como óleo, como semente ou como farinha podendo ser armazenada por até cinco anos sem deteriorar.


III ) IMPORTÂNCIA DO ÔMEGA 3, ÔMEGA 6 E ÔMEGA 9 NO ORGANISMO

Como muito se fala em ômega, vamos em linhas gerais comentar sobre a importância desses ácidos.

Chamados de gorduras boas ou lipídios, os quais o organismo por si só não consegue produzir.

Dependendo da ingestão dos alimentos chamados funcionais como: os peixes, as nozes, as sementes de linhaça, o abacate e especificamente a Chia como estamos tratando nessa matéria.

Ômega 3

Pesquisas tem demonstrado que quem come menos carne vermelha e mais peixe tem uma vida mais longa e saudável, principalmente atum, sardinha, bacalhau e salmão por possuírem altas dosagens dessa gordura chamada também de poliinsaturada.

Eficaz contra o colesterol ruim (LDL) doenças cardíacas, alergias, inflamações, derrames, asma, diabetes, hipertensão, fortalece o cérebro, aumenta a concentração, melhora a memória e contribui para o bom humor podemos incluir certamente a chia no mesmo patamar.

Sua ausência provoca a perda de memória, dificuldades de aprendizado e mau humor. É aconselhável seu consumo acompanhado de antioxidantes como suco de uva, de laranja, limão que contém a vitamina C para neutralizar o efeito oxidante do ácido o mesmo ocorre em relação ao Ômega 6.

Ômega 6

Também é um ácido não produzido pelo organismo humano as fontes alimentares de suprimentos são as mesmas do Ômega 3. Sua ação no organismo é semelhante, no entanto deve-se tomar cuidado com o excesso desse ácido.

Porque, pode tornar a pessoa suscetível a doenças degenerativas como o mal de Alzheimer. Seu consumo através de suplementos nutricionais deve ser feito com acompanhamento médico para se evitar esse tipo de contra indicação.

Ômega 9

Este é produzido pelo organismo desde que esteja presente o Ômega 3 e o Ômega 6 através da alimentação balanceada.

Esse ácido protege contra certos tipos de cânceres, arterosclerose e melhora as funções imunológicas.

É encontrado também no azeite de oliva e na azeitona.

IV ) BENEFÍCIOS DA CHIA


Além dos benefícios já citados acima pela composição de Omegas : Aumenta a resistência orgânica por ser um alimento de mega energia. É importante para os celíacos, pessoas que tem intolerância ao glúten.

Previne a inflamação dos divertículos (diverticulite), pois sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico, diminui o risco de diabetes porque equilibra o nível de açúcar no sangue.

Ajuda a diminuir o triglicérides e o colesterol limpa o corpo das toxinas e detritos acumulados nas paredes do intestino, combate o refluxo gástrico esofágico e a azia.

Combate o refluxo gástrico esofágico e a azia funciona também como preventivo contra a hipoglicemia e tireóide.

Age no crescimento das crianças, no desenvolvimento mental e na formação óssea.

Nutre a pele tornando saudável, previne o envelhecimento precoce e aumenta imunidade do organismo.Obesidade: As sementes da Chia ao entrar em contato com a água, formam um gel no estomago, eliminando o desejo constante de petiscar, a digestão fica mais lenta causando a saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos e consequentemente emagreça.

São também indicadas para esportistas e maratonistas por aumentar a energia e a resistência orgânica e permitir que o corpo permaneça hidratado.

V ) FORMAS DE UTILIZAÇÃO


Conforme já mencionamos a Chia pode ser utilizada de maneiras distintas: como óleo, moída como farinha, ou em sementes . Importante observar que deve ser usada ½ hora antes do desjejum matinal, do almoço ou jantar.

Sementes: Nessa forma adiciona-se uma a duas colheres de sopa a sucos, iogurte, leite, frutas, saladas, a pães, bolos, e pudins, deve ser consumida no máximo duas colheres de sopa ao dia.

Como bebida pode-se também colocar duas colheres da semente adicionar um copo de água mexendo edeixando repousar até que fique gelatinoso pode ser adicionado também suco de limão, laranja, caju..

Para tratamento de refluxo usa-se uma colher de chá de sementes com um pouco de água, mexer e beber de imediato.

Aguardar uns minutos e depois beber um copo cheio de água para auxiliar na absorção do excesso

de ácido.
O mesmo tipo de tratamento pode ser feito para reduzir a fome e promover a plenitude gástrica. Contribuindo para que se coma menor quantidade de alimentos e doces promovendo um emagrecimento saudável sem comprometer a saúde.

Farinha: De sabor agradável pode ser utilizada nos mesmos moldes da semente e acrescentada em inúmeros preparos pode ser usada também em sopas, almondegas, hambúrgueres e de forma livre de acordo com sua criatividade culinária.

Importante é não ultrapassar o máximo de duas colheres de sopa ao dia.

Óleo: A diferença do óleo em relação a semente e a farinha é que nessa forma o produto não conta com os benefícios da fibra, mas mantém inalteradas todas as outras propriedades.

Pode ser utilizado como tempero em saladas e sopas acrescentando uma colher de sopa do óleo.

 

VI ) ONDE ADQUIRIR


Pode ser adquirida via internet ou em qualquer loja de produtos naturais, seu preço é acessível considerando seus poderes nutricionais.

 

VII ) CONCLUSÃO


Trata-se de um produto precioso, mas, deve ser ingerido com critério, procure sempre orientação
médica antes de iniciar o uso principalmente se for portador (a) de deoenças cronicas.


Fonte: Wikipédia e sites da internet

 

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