COUVE A MARAVILHA VERDE


I ) REVELAÇÕES

Couve é o nome genérico da planta pertencente a família "Brassicaceae", da qual fazem parte diversas espécies e variedades, citamos a seguir as mais conhecidas todas elas comestíveis e altamente nutritivas temos: a couve manteiga, a galega, a chinesa, a tronchuda, a bruxelas, a rábano, a cavaleira, a palmera, a lombarda, a couve forrageira, temos também a couve roxa, no entanto as mais consumidas são as verdes.

Mesmo adaptando-se melhor ao clima frio da Europa da qual é originária é bastante utilizada na culinária brasileira e muito cultivada no País.

 

II ) PROPRIEDADES VITAMÍNICAS E BENEFÍCIOS

A couve é rica em vitaminas C, A, K, E possui cálcio, ferro, fósforo, ácido fólico, potássio, enxofre,beta caroteno, fibras e antocianinas, contém bioflavonoides e substancias que previnem o cancer, indicada também para quem faz dieta de emagrecimento por possuir baixa caloria.

Sua utilização associada a cítricos como limão e laranja acelera a absorção do ferro e do cálcio, sendo também apropriada para diabéticos.

É excelente para combater enfermidades digestivas, do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, por ser um ótimo depósito de iodo combate também a papeira e o bócio , é essencial para o bom funcionamento da glândula tireóide além de ótimo vermífugo, combate também a seborréia do couro cabeludo.

Existem trabalhos científicos que segundo especialistas comprovam que o tratamento de úlceras do estômago e do duodeno realizado com o suco da couve crua ingerido de 4 a 5 vezes ao dia na proporçãode 200 a 250 ml, se obtém a cura em cerca de 14 dias.

 

III ) DICAS DE ESCOLHA PREPARAÇÃO CONSERVAÇÃO E CONSUMO

Escolha: Suas folhas não devem conter manchas escuras, seus talos devem estar firmes, com aspecto de produto fresco sem folhas murchas e odor alterado.

Preparação: Lavar bem as folhas em água corrente, deixar de molho em solução de água sanitária, bicarbonato de sódio, ou vinagre por 30 minutos na proporção de 1 colher de sopa para 1 litro de água filtrada. Em seguida, enxágue em água filtrada colocando em novo recipiente e descarte a solução que serviu para eliminar os resíduos de microorganismos e agrotóxicos.

Conservação: Para consumir no mesmo dia fora da geladeira por ser uma verdura sensível e se deteriorar rápido, após a preparação deve ser mantida em vasilha com água ou dentro de saco plástico aberto em local fresco e ventilado.

Na geladeira, tanto inteira como picada deve estar em recipiente fechado saco ou vasilha plástica tampada, se estiver inteira com os talos conserva-se por até uma semana, e picada por três dias. No freezer bem embalada permanece em condições de uso por seis meses.

Consumo: A couve pode ser consumida de várias maneiras crua, frita refogada, em sopas, farofas e cozidos. Evite que permaneça por muito tempo no fogo para que não fique escura e amarga. Quando congelada, seu descongelamento deve ser feito no próprio fogo, não se prestando para consumir crua, devendo ser utilizada de outras formas.


IV ) SUGESTÃO DE RECEITA DE SUCO DE COUVE PARA GASTRITE E ÚLCERAS

Pode ser feito com o suco puro da couve, porém com o inconveniente de ficar o sabor muito forte, enjoativo e pesado. O ideal é que se misture legume ou uma fruta para suavizar o sabor sem perder o efeito. Podendo-se utilizar no mix o limão, a laranja, o caju, o abacaxi , a maça, a cenoura ou outra mistura.

Suco de Couve com Limão

Ingredientes:

3 limões com casca bem lavados
2 folhas de couve bem lavadas
1 litro de água
Açúcar a gosto

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Passe por uma peneira.
Sirva ao natural ou gelado.
Rendimento: 5 copos de 200 ml.

Fontes: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Wikipédia.
Fonte: www.ufms.br
Fonte: www.geocities.com e Site da Embrapa






AS DICAS,TRATAMENTOS E ORIENTAÇÕES CONSTANTES DESTE SITE, EM HIPÓTESE ALGUMA SUBSTITUEM NEM DISPENSAM AS CONSULTAS PERIÓDICAS AO MÉDICO.