LIMÃO e seus superpoderes


 

ORIGEM

O limoeiro pertence à família das “rutáceas”, seu nome científico é “citrus limoniun” atinge a altura de 4a 5 metros com ramos cheios de espinhos é originário da Ásia e da Índia, trazido pelos Árabes disseminou-se pela Europa. Hoje o Brasil é o segundo maior produtor de limão, popularizou-se por aqui durante a chamada gripe espanhola em 1928, seu componente básico o ácido ascórbico ou vitamina C na qual o limão é rico, promoveu um real combate à epidemia.

No mundo existem cerca de 70 variedades de limão as mais conhecidas no Brasil são três: O limão Taiti que é muito produzido e comercializado em São Paulo e Santa Catarina,é um limão híbrido composto da lima da pérsia com o limão cravo, sua grande virtude é a de não possuir sementes o que o torna mais adequado para o consumo inatura, é o limão de maior valor comercial devido a sua capacidade de produção contínua.

Temos também o limão siciliano que pode ser considerado como o limão verdadeiro ou original é abundante nas regiões de clima frio, daí a ser mais popular na Europa e mais raros nas regiões tropicais como no Brasil. E o limão galego comum no Nordeste Brasileiro, hoje seu consumo foi substituído pelo Taiti.


COMPOSIÇÃO QUÍMICA
SUCO DE LIMÃO NATURAL
VALOR NUTRICIONAL P/ 100G
Energia
60 Kcal
230kj
Gorduras
 
0,7 g
Proteínas
 
1,0 g
Água
 
89,0 g
Vitamina A
 
1,0 g
Vitamina B1
 
0,55 mg
Vitamina B2
 
0,60 mg
Vitamina B3
 
0,31 mg
Vitamina C
 
31,00 mg
Ferro
 
0,35 mg
Magnésio
 
5,00 mg
Fósforo
 
21,00 mg
Potássio
 
127,00 mg
Enxofre
 
10,00 mg
Acido cítrico
 
5 g

Podemos observar pela sua composição química que o limão é rico, principalmente em vitamina C, em fósforo, potássio, enxofre e magnésio, caracterizando-se como um fruto de primeira linhagem extremamente saudável, podendo curar inúmeras doenças em função de suas propriedades medicinais comprovadas, sendo imprescindível para quem quer ter qualidade de vida e vida longa.

 

PROPRIEDADES MEDICINAIS E APLICAÇÕES EM GERAL

Na vida doméstica suas aplicações são inúmeras: preparam-se refrigerantes, sorvetes, sucos, molhos, aperitivos, remédios, xaropes, produtos de higiene e limpeza.

Na medicina e na fitoterapia também são inúmeras as doenças que o limão cura como: acidez do estômago, fígado, e da boca, reumatismo, acido úrico, combate à acne, cura a adenite, adiposidade, afonia, afta, albumina,alcoolismo, amenorréia, amídalas, anemia, angina do peito, apendicite, arteriosclerose, asma.

Astigmatismo, asma, avitaminose, blenorragia ou gonorréia, bócio,bronquite, brotoejas, câimbras, cálculos renais e da bexiga, calos, calvície, câncer, carne esponjosa, catarata, catarro, caxumba, celulite, ciática, cirrose, cistite, conjuntivite, coração, reumatismo dos quadris, diabete, diarréia, dispepsia, dispnéia, dores em geral, edemas, enfisemas, enxaqueca, epilepsia, hemorragia do nariz, erisipela, escarlatina, escorbuto, espermatorréia, estomago, esterilidade, faringite, febres, feridas e ferimentos, fígado, flebite, fístulas, flores brancas, frieiras, furúnculos,garganta, gota, gripe, hemorragias, hemorróidas, hidropisia, hipocondria, histeria, impotência.

Inapetência, insônia, intestinos, intoxicações, laringite, linfatismo, lombrigas, mau-hálito, miopia, mordeduras, nefrite, neurastenia, obesidade, olhos, orquite (inflamação dos testículos), ouvidos, panarício, paralisia, pele, piorréia, pleuris, prostatite, raquitismo, reumatismo, sangue impuro, sarampo, sarna, seborréia, sífilis, sinusite, soluço, tifo, tireóide, tosse, úlceras, urticária, uretrite, varizes.

 

O limão contém ainda uma substância chamada “limonemo” que combate os radicais livres, ajuda na manutenção do colágeno, da hemoglobina e atua como anti-séptico.


O consumo regular do limão é fundamental para a preservação da vida e também para promover a
longevidade.

Fontes de consulta
A cura pelo Limão de Oberdan Masucci
A cura e a saúde pelos alimentos de Ernest Schineider
Vida Longa de João Vaz
Wikipédia



AS DICAS,TRATAMENTOS E ORIENTAÇÕES CONSTANTES DESTE SITE, EM HIPÓTESE ALGUMA SUBSTITUEM NEM DISPENSAM AS CONSULTAS PERIÓDICAS AO MÉDICO.