Tomate


 

 

I ) ORIGEM

Pertence à família dos “solanáceos” seu nome científico é “Solanun lycopersicum” tem sua origem no Peru. Sua variedade é grande as mais importantes são a corrente de tamanho médio 5 a 10cm.

O redondo bem pequeno 2 a 3 cm. O oblongo e o monstro notável pelo tamanho podendo pesar até um quilo possui uma rodela cinzenta em torno do pedúnculo.

 

II ) COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Segundo estudos o tomate possui a cada 100gramas de polpa fresca e seca ao ar 92,37% de água, 1,25% de elementos nitrogenados, 0,84% de lignina, 0,63% de cinzas encontram-se também solanina, saponinas, corantes e vitaminas como A,B,C, e E.

Possui ainda elementos vitamínicos como: rádio, ferro , cobre, boro, níquel, cobalto, licopeno, flavonóides, fósforo, magnésio e potássio.

 

III ) BENEFÍCIOS DO TOMATE

Estimula as enzimas, previne a coagulação sanguínea, anticancerígeno porque inibe as enzimas responsáveis pela metástase das células cancerígenas.

Como possui ferro previne e cura anemia, fraqueza, palidez, o fósforo contido aumenta a resistência física.

Age sobre os ossos, distúrbios nervosos, stress e problemas de obesidade, além de fortalecer o cérebro auxiliando no aprendizado.

O magnésio protege contra doenças cardiovasculares, hipertensão, nervosismo, tensão pré-menstrual, problemas da próstata, combate depressão e tremores, enquanto que o potássio, age também contra fraqueza em geral, arritmia e também pressão alta.

A vitamina B2 (riboflavina) protege contra distúrbios nos olhos, distúrbios digestivos, ferimentos na boca apresenta ainda outros benefícios provenientes da vitamina C que aumenta a imunidade contra resfriados e outras infecções inclusive AIDS.

O tomate pode ser consumido cru, cozido ou em molhos que não perde suas propriedades, evite o consumo de tomates verdes pois é contra indicado para os rins e sempre que possível também os molhos e extratos industrializados por conterem químicas que não são saudáveis.

 

Fontes de consulta
A cura e a saúde pelos alimentos de Ernest Schineider
Wikipédia






AS DICAS,TRATAMENTOS E ORIENTAÇÕES CONSTANTES DESTE SITE, EM HIPÓTESE ALGUMA SUBSTITUEM NEM DISPENSAM AS CONSULTAS PERIÓDICAS AO MÉDICO.